UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – DCH-III
CÂMARA DE PÓS-GRADUAÇÃO – CPG
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO
CONTEXTUALIZADA PARA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO BRASILEIRO
Apoio
MCT-INSA/CNPq/CT-Hidro/Ação
Tranversal N º 35/2010 – Desenvolvimento Sustentável do Semiárido Brasileiro
Coordenação: Prof. Dr. Edmerson dos Santos Reis
1. DO CURSO
O Curso
de Pós-Graduação Lato Sensu Educação Contextualizada para Convivência com o
Semiárido Brasileiro oferecido pelo Departamento de Ciências Humanas (DCH),
Campus III, Juazeiro – Bahia tem duração de 12 (doze) meses, com utilização de
aulas presencias e de aprendizagem à distância, pelo método da alternância e em
serviço na escola, na comunidade e/ou na organização em que atua o discente.
2. DAS VAGAS
Serão oferecidas 40
(quarenta) vagas, distribuídas da seguinte maneira:
a)
50%
das vagas destinadas a professores e professoras em efetivo exercício em salas
de aula de escolas e universidades públicas localizadas no Semiárido Brasileiro,
com prioridade para interessados de escolas sediadas no Semiárido
baiano/Submédio do São Francisco e para gestores (as), supervisores (as) e
coordenadores (as) pedagógicos (as) das escolas públicas;
b) 30 % para egressos da
Universidade do Estado da Bahia – UNEB;
c) e 20% para
educadores/as Movimentos Sociais e Organizações Não Governamentais com
prioridade para os sediados no Semiárido baiano/Submédio do São Francisco;
d) Conforme Resolução nº
468/07, do Conselho Universitário (CONSU), publicada no DOE de 16.08.2007,
complementada pelas Resoluções nº 710/2009 e nº 711/2009 do CONSU, publicadas
no DOE de 01.08.2009 e 06.08.2009, respectivamente, das vagas oferecidas nas
alienas A, B e C 40% são destinadas para os candidatos que se auto-declararem
negros e 5% para os que se auto-declararem indígenas no ato da inscrição.
3. DO PÚBLICO ALVO
Educadores e educadoras dos Sistemas Públicos de Ensino
Estadual, Municipais e membros dos Movimentos Sociais e/ou Organizações
Não-Governamentais legalmente constituídas, habilitados em Cursos de
Licenciaturas e bacharelados de áreas afins: Agronomia; Artes; Biologia;
Comunicação Social; Educação Física; Geografia; História; Letras; Matemática e
Pedagogia, prioritariamente que não sejam portadores de quaisquer outros cursos
de especialização.
2.
OBJETIVOS
2.1 – Geral:
Promover a
qualificação de educadores e educadoras em Educação contextualizada na
perspectiva da convivência com o Semiárido brasileiro, mediante curso de
especialização, contribuindo com a construção de uma compreensão da educação
nas suas múltiplas implicações sociais, políticas, econômicas, culturais e
ambientais na região, de forma a serem capazes de construir práticas educativas
pedagógicas contextualizadas nesse âmbito.
2.2 – Específicos:
a) Reafirmar a
concepção de Semiárido brasileiro como lugar
de vida informando sobre suas múltiplas especificidades e potencialidades,
enfocadas como elementos a serem considerados num projeto de desenvolvimento
sustentável dessa região;
b)
Proporcionar a formação de educadores e educadoras de forma a compreenderem a
educação contextualizada no Semiárido brasileiro como uma das estratégias de
convivência e parte integrante do projeto de desenvolvimento sustentável;
c) Favorecer a
análise do Semiárido brasileiro na sociedade brasileira contemporânea
destacando os conflitos de interesse gerados no âmbito do projeto capitalista
hegemônico em curso;
d) Capacitar
educadores e educadoras para o planejamento e execução de atividades educativas
contextualizadas, informadas por referenciais teóricos adequados à concepção de
educação para a convivência com o Semiárido brasileiro;
e) Formar
educadores/as e promover situações de aprendizagem para a construção de
estratégias pedagógicas que contemplem a problematização e sistematização das
variadas experiências (experimento e vivência) da Educação Básica no Semiárido
brasileiro, para construírem objetos de conhecimento e de estudo a serem
trabalhados pela escola;
f) Oportunizar a
elaboração de relações entre os conteúdos escolares convencionais e os objetos
de conhecimento e de estudos explicitados pelas práticas em educação para a
convivência com o Semiárido brasileiro;
g) Favorecer a
compreensão de que a educação para a convivência com o Semiárido brasileiro, ao
valorizar e partir das “realidades locais” onde as crianças, jovens e adultos,
da educação básica constroem suas existências no campo e na cidade, não
significa determinar horizontes locais de conhecimentos e ações reduzidas a um
desses territórios;
h) Propiciar aos
futuros especialistas condições para a produção de atividades didáticas, no
domínio da aprendizagem significativa, que proporcionem subsídios para a
produção de condições para que as crianças, jovens e adultos no Semiárido
brasileiro possam compreender o mundo a partir do local onde vivem;
i) Possibilitar a
construção de relações entre os conteúdos escolares convencionais e os objetos
de conhecimentos e de estudos explicitados pelas práticas em educação para a
convivência com o Semiárido brasileiro, nos diferentes territórios.
3.
Metas Gerais
3.1. Meta: Socialização das principais correntes
discursivas, sociológicas, econômicas e
culturais que permitiram a emergência da Convivência com o Semiárido ao
paradigma de combate à seca.
3.2. Meta: Formação no âmbito
desse curso especialistas em Educação contextualizada como estratégia de
ampliar a massa crítica de educadores/as comprometidos com a superação da
perspectiva do currículo universalista presente nas escolas para uma
perspectiva de currículo contextualizado.
3.3. Meta: No âmbito dos processos e conteúdos
formativos do curso, pôr em comum a socialização dos projetos em conflito no
semiárido brasileiro na contemporaneidade e as possibilidades de contraposição
ao projeto capitalista hegemônico em curso.
3.4. Meta: Disponibilização aos participantes do curso
dos principais referenciais de Educação contextualizada produzidos pela Rede de
Educação do Semiárido Brasileiro, como subsídios às suas intervenções no âmbito
das políticas de planejamento e execução de atividades educativas
contextualizadas na perspectiva da convivência com o semiárido.
4. CARGA HORÁRIA
O Curso terá uma
carga horária de 390 horas-aula, assim distribuídas: 320 presenciais e 70 a
distância, das quais 30 pelo método da alternância e 40 na Escola, na
comunidade e/ou na organização em que atua, em serviço (atividades práticas).
5. PERÍODO E PERIODICIDADE
O Curso é realizado quinzenalmente e
as aulas são regulares, distribuídas
em três encontros semanais, às quintas-feiras, à noite e sextas e sábados o dia
inteiro no
DCH-III/UNEB, em Juazeiro – BA..
.
6.
METODOLOGIA
O curso é
desenvolvido mediante aulas presenciais teóricas, seminários, oficinas,
leituras, análise e produção de textos e artigos científicos, atividades
práticas nas salas de aula com os(as) aluno(as) (exercícios de prática
pedagógica contextualizada), colóquios para socialização de experiências
vivenciadas durante o curso, entrevistas com pesquisadores(as) e outros atores
e atrizes portadores(as) de experiência na produção e uso de tecnologias
sociais apropriadas à produção da vida no Semiárido Brasileiro; visitas de
intercâmbio para conhecimento de experiências exitosas em educação escolar para
a convivência com o Semiárido Brasileiro.
O curso tem,
necessariamente, um caráter teórico-prático, ficando a cargo do(a) professor(a)
de cada componente curricular adotar as estratégias didático-metodológicas mais
apropriadas às abordagens sob sua responsabilidade, resguardada a qualidade do
curso. A bibliografia sugerida neste projeto poderá ser alterada pelo(a)
professor(a), acrescendo ou substituindo, conforme seu domínio e experiência na
área ou ainda de acordo com os procedimentos metodológicos adotados.
7. A
INTERDISCIPLINARIDADE COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO
A execução curricular
do Curso deverá acontecer de tal forma que suas abordagens sejam
interdependentes e seus conteúdos permitam uma permanente recorrência na
perspectiva da interdisciplinaridade. Deverá, pois, caracterizar-se pelo pensamento complexo. Os trabalhos
desenvolvidos em sala de aula com os(as) estudantes (desenvolvimento
não-presencial dos Componentes Curriculares) deverão ser previamente planejados
e discutidos com todo(as) os(a) professores(as) responsáveis pelo ensino de
todos os Componentes Curriculares. Seu acompanhamento e avaliação deverão ser
rigorosamente definidos coletivamente.
8.
CRITÉRIO DE SELEÇÃO
A seleção de
ingressos acontece ao final de cada ano, com entradas anualmente no mês de
março e finalização em março do ano seguinte. Nesse período já estão considerados
os três meses, após a conclusão dos componentes curriculares, para a
apresentação e defesa da Monografia
Os pré-requisitos e
condições para ingresso no Curso, comprovados pelo candidato no ato da sua
inscrição às vagas ofertadas, são os seguintes:
c)
a) Ter concluído curso
de graduação com habilitação em Cursos de Licenciaturas e bacharelados de áreas
afins: Agronomia; Artes; Biologia; Comunicação Social; Educação Física;
Geografia; História; Letras; Matemática e Pedagogia, prioritariamente que não
sejam portadores de quaisquer outros cursos de especialização.
b) Estar em efetivo exercício do Magistério em
escola pública da Educação Básica, em universidade pública, movimentos sociais
ou ONG`s localizadas na região semiárida brasileira, preferencialmente de
município do semiárido baiano, ou estar desempenhando funções de gestão,
supervisão ou orientação pedagógica nessas escolas; ser egresso do
DCH-III/UNEB.
d)
Estar liberado parcialmente das atividades profissionais
acima referidas de forma a poder participar efetivamente dos momentos
presenciais do Curso, apresentando declaração de disponibilidade para cursar a
especialização.
Para
a seleção dos candidatos cujas inscrições tiverem sido homologadas, serão
adotados os seguintes instrumentos: prova escrita, entrevista e análise do curriculum vitae.
9. DA
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
O candidato deverá
apresentar no ato da inscrição o formulário de inscrição devidamente preenchido
(disponibilizado no ato da inscrição), juntamente com os seguintes documentos:
5.1- Duas (2) FOTOS 3x4;
- Cópia e original da Carteira de Identidade,
CPF (será autenticado pelo funcionário), Titulo Eleitoral e Carteira de
Reservista;
- Diploma ou certidão de conclusão do curso
de graduação e histórico escolar com habilitação prioritariamente em
Licenciatura e/ou bacharelados em áreas afins;
– Declaração assinada afirmando possuir ou
não outro curso de especialização;
Comprovante de efetivo exercício no
Magistério em escola pública da Educação Básica, em universidade pública,
movimentos sociais ou ONG`s localizadas na região semiárida brasileira,
preferencialmente em município do semiárido baiano, ou estar desempenhando
funções de gestão, supervisão ou orientação pedagógica nessas escolas, emitidos
pelo responsável superior;
“Curriculum Vitae” ou “Currículo Lattes” da
plataforma do CNPQ comprovados;
5.7 – Declaração de compromisso da
Instituição liberando o profissional para cursar as aulas presenciais;
5.8 – Comprovante de deposito identificado,
referente a taxa de inscrição, no valor de 50,00 (Cinquenta reais).
10. DOS
CUSTOS
O curso é gratuito,
sendo responsabilidade exclusiva dos discentes ou das instituições às quais
estes estão ligados: a aquisição dos materiais de apoio didático e
paradidático, as despesas com alimentação, hospedagens, viagens, taxa de
inscrição e outras que se fizerem necessárias à manutenção dos discentes
durante o vínculo com o curso.
Ainda é obrigação do discente a aquisição do
Kit de referência bibliográfica relacionadas à Educação Contextualizada no Semiárido
Brasileiro, composto por livros publicados pela RESAB e instituições parceiras.
Taxa de Inscrição: 50,00 (Cinquenta reais), depositada no
Banco do Brasil, Ag. 3832-6 C/C: 991808-6. O deposito deverá ser identificado e
realizado na boca do caixa, ou por meio de transferência bancária.
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