Curso de Pós-Graduação







UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – DCH-III
CÂMARA DE PÓS-GRADUAÇÃO – CPG



CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA PARA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO BRASILEIRO


Apoio
MCT-INSA/CNPq/CT-Hidro/Ação Tranversal N º 35/2010 – Desenvolvimento Sustentável do Semiárido Brasileiro

Coordenação: Prof. Dr. Edmerson dos Santos Reis

1. DO CURSO

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro oferecido pelo Departamento de Ciências Humanas (DCH), Campus III, Juazeiro – Bahia tem duração de 12 (doze) meses, com utilização de aulas presencias e de aprendizagem à distância, pelo método da alternância e em serviço na escola, na comunidade e/ou na organização em que atua o discente.

2. DAS VAGAS
Serão oferecidas 40 (quarenta) vagas, distribuídas da seguinte maneira:
a)     50% das vagas destinadas a professores e professoras em efetivo exercício em salas de aula de escolas e universidades públicas localizadas no Semiárido Brasileiro, com prioridade para interessados de escolas sediadas no Semiárido baiano/Submédio do São Francisco e para gestores (as), supervisores (as) e coordenadores (as) pedagógicos (as) das escolas públicas;
b)    30 % para egressos da Universidade do Estado da Bahia – UNEB;
c)     e 20% para educadores/as Movimentos Sociais e Organizações Não Governamentais com prioridade para os sediados no Semiárido baiano/Submédio do São Francisco;
d)    Conforme Resolução nº 468/07, do Conselho Universitário (CONSU), publicada no DOE de 16.08.2007, complementada pelas Resoluções nº 710/2009 e nº 711/2009 do CONSU, publicadas no DOE de 01.08.2009 e 06.08.2009, respectivamente, das vagas oferecidas nas alienas A, B e C 40% são destinadas para os candidatos que se auto-declararem negros e 5% para os que se auto-declararem indígenas no ato da inscrição.

3. DO PÚBLICO ALVO

Educadores e educadoras dos Sistemas Públicos de Ensino Estadual, Municipais e membros dos Movimentos Sociais e/ou Organizações Não-Governamentais legalmente constituídas, habilitados em Cursos de Licenciaturas e bacharelados de áreas afins: Agronomia; Artes; Biologia; Comunicação Social; Educação Física; Geografia; História; Letras; Matemática e Pedagogia, prioritariamente que não sejam portadores de quaisquer outros cursos de especialização.


2. OBJETIVOS
2.1 – Geral:
Promover a qualificação de educadores e educadoras em Educação contextualizada na perspectiva da convivência com o Semiárido brasileiro, mediante curso de especialização, contribuindo com a construção de uma compreensão da educação nas suas múltiplas implicações sociais, políticas, econômicas, culturais e ambientais na região, de forma a serem capazes de construir práticas educativas pedagógicas contextualizadas nesse âmbito.

2.2 – Específicos:

a) Reafirmar a concepção de Semiárido brasileiro como lugar de vida informando sobre suas múltiplas especificidades e potencialidades, enfocadas como elementos a serem considerados num projeto de desenvolvimento sustentável dessa região;
b) Proporcionar a formação de educadores e educadoras de forma a compreenderem a educação contextualizada no Semiárido brasileiro como uma das estratégias de convivência e parte integrante do projeto de desenvolvimento sustentável;
c) Favorecer a análise do Semiárido brasileiro na sociedade brasileira contemporânea destacando os conflitos de interesse gerados no âmbito do projeto capitalista hegemônico em curso;
d) Capacitar educadores e educadoras para o planejamento e execução de atividades educativas contextualizadas, informadas por referenciais teóricos adequados à concepção de educação para a convivência com o Semiárido brasileiro;
e) Formar educadores/as e promover situações de aprendizagem para a construção de estratégias pedagógicas que contemplem a problematização e sistematização das variadas experiências (experimento e vivência) da Educação Básica no Semiárido brasileiro, para construírem objetos de conhecimento e de estudo a serem trabalhados pela escola;
f) Oportunizar a elaboração de relações entre os conteúdos escolares convencionais e os objetos de conhecimento e de estudos explicitados pelas práticas em educação para a convivência com o Semiárido brasileiro;
g) Favorecer a compreensão de que a educação para a convivência com o Semiárido brasileiro, ao valorizar e partir das “realidades locais” onde as crianças, jovens e adultos, da educação básica constroem suas existências no campo e na cidade, não significa determinar horizontes locais de conhecimentos e ações reduzidas a um desses territórios;
h) Propiciar aos futuros especialistas condições para a produção de atividades didáticas, no domínio da aprendizagem significativa, que proporcionem subsídios para a produção de condições para que as crianças, jovens e adultos no Semiárido brasileiro possam compreender o mundo a partir do local onde vivem;
i) Possibilitar a construção de relações entre os conteúdos escolares convencionais e os objetos de conhecimentos e de estudos explicitados pelas práticas em educação para a convivência com o Semiárido brasileiro, nos diferentes territórios.


3. Metas Gerais

3.1. Meta: Socialização das principais correntes discursivas, sociológicas,  econômicas e culturais que permitiram a emergência da Convivência com o Semiárido ao paradigma  de combate à seca.
3.2. Meta: Formação no âmbito desse curso especialistas em Educação contextualizada como estratégia de ampliar a massa crítica de educadores/as comprometidos com a superação da perspectiva do currículo universalista presente nas escolas para uma perspectiva de currículo contextualizado.
3.3. Meta: No âmbito dos processos e conteúdos formativos do curso, pôr em comum a socialização dos projetos em conflito no semiárido brasileiro na contemporaneidade e as possibilidades de contraposição ao projeto capitalista hegemônico em curso.
3.4. Meta: Disponibilização aos participantes do curso dos principais referenciais de Educação contextualizada produzidos pela Rede de Educação do Semiárido Brasileiro, como subsídios às suas intervenções no âmbito das políticas de planejamento e execução de atividades educativas contextualizadas na perspectiva da convivência com o semiárido.


4. CARGA HORÁRIA
O Curso terá uma carga horária de 390 horas-aula, assim distribuídas: 320 presenciais e 70 a distância, das quais 30 pelo método da alternância e 40 na Escola, na comunidade e/ou na organização em que atua, em serviço (atividades práticas).


5. PERÍODO E PERIODICIDADE
            O Curso é realizado quinzenalmente e as aulas são regulares, distribuídas em três encontros semanais, às quintas-feiras, à noite e sextas e sábados o dia inteiro no DCH-III/UNEB, em Juazeiro – BA..
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6. METODOLOGIA

O curso é desenvolvido mediante aulas presenciais teóricas, seminários, oficinas, leituras, análise e produção de textos e artigos científicos, atividades práticas nas salas de aula com os(as) aluno(as) (exercícios de prática pedagógica contextualizada), colóquios para socialização de experiências vivenciadas durante o curso, entrevistas com pesquisadores(as) e outros atores e atrizes portadores(as) de experiência na produção e uso de tecnologias sociais apropriadas à produção da vida no Semiárido Brasileiro; visitas de intercâmbio para conhecimento de experiências exitosas em educação escolar para a convivência com o Semiárido Brasileiro.
O curso tem, necessariamente, um caráter teórico-prático, ficando a cargo do(a) professor(a) de cada componente curricular adotar as estratégias didático-metodológicas mais apropriadas às abordagens sob sua responsabilidade, resguardada a qualidade do curso. A bibliografia sugerida neste projeto poderá ser alterada pelo(a) professor(a), acrescendo ou substituindo, conforme seu domínio e experiência na área ou ainda de acordo com os procedimentos metodológicos adotados.


7. A INTERDISCIPLINARIDADE COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO

A execução curricular do Curso deverá acontecer de tal forma que suas abordagens sejam interdependentes e seus conteúdos permitam uma permanente recorrência na perspectiva da interdisciplinaridade. Deverá, pois, caracterizar-se pelo pensamento complexo. Os trabalhos desenvolvidos em sala de aula com os(as) estudantes (desenvolvimento não-presencial dos Componentes Curriculares) deverão ser previamente planejados e discutidos com todo(as) os(a) professores(as) responsáveis pelo ensino de todos os Componentes Curriculares. Seu acompanhamento e avaliação deverão ser rigorosamente definidos coletivamente.

8. CRITÉRIO DE SELEÇÃO


A seleção de ingressos acontece ao final de cada ano, com entradas anualmente no mês de março e finalização em março do ano seguinte. Nesse período já estão considerados os três meses, após a conclusão dos componentes curriculares, para a apresentação e defesa da Monografia
Os pré-requisitos e condições para ingresso no Curso, comprovados pelo candidato no ato da sua inscrição às vagas ofertadas, são os seguintes:
c)    a)  Ter concluído curso de graduação com habilitação em Cursos de Licenciaturas e bacharelados de áreas afins: Agronomia; Artes; Biologia; Comunicação Social; Educação Física; Geografia; História; Letras; Matemática e Pedagogia, prioritariamente que não sejam portadores de quaisquer outros cursos de especialização.
b)   Estar em efetivo exercício do Magistério em escola pública da Educação Básica, em universidade pública, movimentos sociais ou ONG`s localizadas na região semiárida brasileira, preferencialmente de município do semiárido baiano, ou estar desempenhando funções de gestão, supervisão ou orientação pedagógica nessas escolas; ser egresso do DCH-III/UNEB.
d)    Estar liberado parcialmente das atividades profissionais acima referidas de forma a poder participar efetivamente dos momentos presenciais do Curso, apresentando declaração de disponibilidade para cursar a especialização.
Para a seleção dos candidatos cujas inscrições tiverem sido homologadas, serão adotados os seguintes instrumentos: prova escrita, entrevista e análise do curriculum vitae.

9. DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

O candidato deverá apresentar no ato da inscrição o formulário de inscrição devidamente preenchido (disponibilizado no ato da inscrição), juntamente com os seguintes documentos:
5.1- Duas (2) FOTOS 3x4;
- Cópia e original da Carteira de Identidade, CPF (será autenticado pelo funcionário), Titulo Eleitoral e Carteira de Reservista;
- Diploma ou certidão de conclusão do curso de graduação e histórico escolar com habilitação prioritariamente em Licenciatura e/ou bacharelados em áreas afins;
– Declaração assinada afirmando possuir ou não outro curso de especialização;
Comprovante de efetivo exercício no Magistério em escola pública da Educação Básica, em universidade pública, movimentos sociais ou ONG`s localizadas na região semiárida brasileira, preferencialmente em município do semiárido baiano, ou estar desempenhando funções de gestão, supervisão ou orientação pedagógica nessas escolas, emitidos pelo responsável superior;
 “Curriculum Vitae” ou “Currículo Lattes” da plataforma do CNPQ comprovados;
5.7 – Declaração de compromisso da Instituição liberando o profissional para cursar as aulas presenciais;
5.8 – Comprovante de deposito identificado, referente a taxa de inscrição, no valor de 50,00 (Cinquenta reais).


10. DOS CUSTOS

O curso é gratuito, sendo responsabilidade exclusiva dos discentes ou das instituições às quais estes estão ligados: a aquisição dos materiais de apoio didático e paradidático, as despesas com alimentação, hospedagens, viagens, taxa de inscrição e outras que se fizerem necessárias à manutenção dos discentes durante o vínculo com o curso.
Ainda é obrigação do discente a aquisição do Kit de referência bibliográfica relacionadas à Educação Contextualizada no Semiárido Brasileiro, composto por livros publicados pela RESAB e instituições parceiras.
Taxa de Inscrição: 50,00 (Cinquenta reais), depositada no Banco do Brasil, Ag. 3832-6 C/C: 991808-6. O deposito deverá ser identificado e realizado na boca do caixa, ou por meio de transferência bancária.

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