Projeto reflexões




UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CAMPUS III – JUAZEIRO - BA
NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO - NUPE


 

PROJETO DE EXTENSÃO

Reflexão dos Referenciais Teórico-Práticos da Educação Contextualizada nos Campi da UNEB do Semiárido Baiano




Ação

Acompanhamento do Curso de Especialização em Educação Contextualizada na perspectiva da Convivência com o Semiárido Brasileiro e promoção de ações voltas para a Educação Contextualizada





Conhecendo o Projeto Reflexões



1-      Descrição sumária do projeto


O presente projeto vem sendo desenvolvido desde o ano de 2005, constituindo-se assim numa ação permanente de extensão da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, realizada meio do Departamento de Ciências Humanas – DCH-III, buscando promover a reflexão acerca da construção de Políticas Públicas educacionais apropriadas para o Semiárido a partir da proposta de Educação Contextualizada para a Convivência, contribuindo dessa forma para a consolidação de um projeto de desenvolvimento sustentável dessa região que se funde na a mobilização e integração da Sociedade Civil e Poder Público com vistas à sua concretização.
Nessa nova etapa, e no caso específico dessa proposição, busca-se a sensibilização e o envolvimento de alunos, professores, técnicos educacionais, movimentos sociais, organizações não-governamentais localizados na área de abrangência do projeto na luta pela construção de políticas publicas educacionais em todos os níveis da educação, tendo como ponto de partida a contextualização do ensino e a qualidade da educação pública oferecida nessa região, principalmente no que se refere à Educação do Campo. Sendo assim, daremos continuidade às ações voltadas para o acompanhamento do Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro, bem como ao desenvolvimento de ações voltadas para a Educação Contextualizada (seminários e publicações).

2.0-            Objetivos

2.1-            Objetivo Geral:

Implementar ações voltadas para o fortalecimento da Educação Contextualizada para  Convivência com o Semiárido Brasileiro no âmbito do Departamento de Ciências Humanas – DCH-III da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, em parceria com Organizações Não-Governamentais, Movimento Sociais do Território do Sertão São Francisco e Vale do São Francisco e semiárido baiano.

2.2- Objetivo/Resultados Específicos:

2.2.1- Objetivo/Resultados Específicos 1 para o Semestre 2012.1

            Promover reflexões sobre os referenciais teóricos práticos Educação do Campo e para Convivência com o Semiárido Brasileiro, construídos a partir do acúmulo dos movimentos sociais e das organizações da Sociedade Civil, do DCH-III/UNEB e demais órgão públicos que estão ligados às problemáticas do campo  e do Semiárido que dizem respeito à educação, às tecnologias de convivência e a um projeto de desenvolvimento sustentável para esta esta região.
            Realização de um seminário interdepartamental sobre Educação contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasieliro em sua interface dom a Educação do Campo;
            Acompanhar e fortalecer as atividades desenvolvidas pelo Curso de Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro;
            Fortalecer iniciativas que apontem para a construção de uma proposta de curso de pós-graduação strictu sensu em Educação Contextualizada;
            Apoiar as ações do NEPEC-SAB (Núcleo de Estudos, pesquisas e Extensão em Educação Contextualizada para aConvivência com o Semiárido Brasileiro.

3.0- Justificativa do Projeto de Extensão

Depois de uma vivência de 03 anos em que o Departamento de Ciências Humanas – DCH-III/UNEB ofereceu em parceria com diversas organizações não Governamentais e a com a Rede de Educação do Semiárido Brasileiro o Curso de Aperfeiçoamento em Educação, Desenvolvimento e Convivência com o Semiárido Brasileiro, fica mais que evidenciada a necessidade de construção de uma proposta de Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro, região onde ainda prevalecem os piores indicadores educacionais, apesar da presença de inciativas pontuiais e inovadoras de educação contextualizadas, o que torna-se um desafio para, a partir da reflexões destas, constituirmos os elementos fundamentais que possam contribuir decisivamente para o aperfeiçoarmos das políticas públicas de educação voltadas para esse setor.

Esta prioridade expressa o elemento central do projeto e busca através do DCH-III/UNEB contribuir diretamente para através da proposição de ações efetivas responder aos seguintes problemas identificados na análise da realidade do Semiárido Brasileiro:

·          Políticas públicas descontextualizadas que desconsideram a realidade e as potencialidades regionais;
·          Políticas Públicas fragmentadas, temporárias e de caráter assistencialista que não levam em conta a intersetorialidade nas ações;
·          Política de Mercado que não leva em consideração os interesses das comunidades locais, dos territórios, construídas de fora pra dentro, provocando a expropriação dos saberes e conhecimentos dos pequenos agricultores, produtores, comunidades tradicionais, pescadores que passam a servir de mão de obra barata para os grandes projetos;
·          Desconhecimento da realidade por parte da população como obstáculo para a convivência e a transformação social;
·          Dicotomia entre os saberes locais e científicos (memória, tradição) tratados na relação escola-comunidade;
·          Políticas educacionais que fortalecem as imagens negativas (estereótipos) do Semiárido, a negação do local, das gentes e promotoras do fatalismo;
·          As escolas como espaços de reprodução desse quadro pelo desconhecimento e enclausuramento em si mesma, desconsiderando a riqueza da relação com a comunidade;
·          Descontextualização dos processos de formação inicial e continuada dos educadores do campo.
·          Projetos e programas educacionais avaliados de forma exitosa, mas que não se transformam em políticas públicas.
Sendo assim, uma vez que a UNEB através do Departamento de Ciências Humanas – DCH-III/UNEB como parte da RESAB, e tendo composto inclusive, a sua Secretaria Executiva Nacional, representando-a em diversos espaços da articulação e proposição das políticas públicas educacionais;
Uma vez que o DCH-III/UNEB esteve e está presente em todos os eventos promovidos pela RESAB e pelo Fórum Estadual de Educação do Campo da Bahia (FEEC-BA);
Uma vez que a UNEB enquanto universidade pública e o DCH-III como espaço de formação de educadores e educadoras foi a primeira agência formadora a iniciar e problematizar estas questões, com a promoção do I Seminário Regional – Educação e Contexto do Semiárido Brasileiro que aconteceu em 2000 e que a partir daí surge a Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB);
Uma vez que foi a UNEB/DCH-III, através deste Projeto de Extensão que concebeu e promoveu, em parceria com a RESAB, o I Seminário Estadual – O Semiárido na pauta das Universidades Púbicas, evento que vem acontecendo em outros estados com o mesmo formato do que aqui foi realizado nos dias 17 e 18 de novembro de 2006, e que a partir dessa provocação outros estados realizaram eventos similares e constituíram iniciativas inovadoras de Educação Contextualizada e sensibilizaram as fundações de amparo a pesquisa a apoiarem editais específicos voltados para as problemáticas do Semiárido, como foi o caso da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia - FAPESB;
Uma vez que este projeto conseguiu se firmar e sensibilizar outros professores dos campi da UNEB, e de outras universidades públicas do Semiárido Baiano extrapolando as dimensões da escola e dos saberes nela trabalhados como algo suficiente em si para a construção de um novo projeto de desenvolvimento do Semiárido, onde a convivência passa a ser o elemento fundante de toda ação educativa.
Uma vez que dos 415 municípios do estado da Bahia, 265 (63,9%) estão localizados nessa região e que dos 24 campi da UNEB, 16 (66.66%) estão distribuídos no Semiárido Baiano e, por ser o DCH-III pioneiro nestas ações, propomos uma atividade diferenciada, que é a construção de um Curso de Especialização em Educação do Campo na perspectiva da Convivência com o Semiárido Brasileiro que contribua diretamente com à disseminação dos referenciais teórico-práticos da Educação do Campo e da Convivência com o semiárido, como instrumento formativo de novos educadores sociais e novos atores sensibilizados e comprometidos com esta discussão, para que estes estejam reeditando por dentro dos sistemas públicos de ensino a necessidade da construção de políticas públicas educacionais autóctones para essa região, onde este departamento passa a exercer uma referência no que diz respeito às questões da Educação do Campo contextualizada e fundamento de um outro projeto de desenvolvimento do Semiárido Brasileiro.
Uma vez que a maior justificativa deste projeto é a própria contribuição do DCH III à RESAB, exemplo disso foi ter sediando o escritório da Secretaria Executiva até o semestre 2005.1, garantindo horas no PIT dos professores envolvidos no Projeto e nas ações da Rede, tendo professores que contribuíram diretamente na elaboração dos seus referenciais téóricos, na construção do Livro Didático – Conhecendo o Semiárido, inclusive compondo o Conselho Editorial do Caderno Multidisciplinar – Educação e Contexto do Semiárido Brasileiro e do Conselho Editorial Instituto do Semiárido Brasileiro (INSA) para publicações em Educação Contextualizada.
Uma vez que a intenção é a provocar os poderes públicos para que as políticas públicas educacionais tenham como referência a convivência com o Semiárido Brasileiro e o fortalecimento de um projeto de desenvolvimento humano e sustentável dessa região, aposta-se no processo de mobilização como fundante para a formulação de políticas públicas que resultem na (re)qualificação dos processos de formação de professores (inicial e continuada) e na produção e adoção de material didático e de propostas político-pedagógicas locais contextualizadas, com o que o curso contribuirá  como mais uma importante iniciativa rumo à consolidação desse processo.
Portanto, o presente projeto constitui-se como uma oportunidade de envolvimento dos docentes e discentes dos Cursos de Pedagogia e de Comunicação Social para que esses se apropriem da Proposta de Educação do Campo na perspectiva da Convivência com o Semiárido Brasileiro assim como, para que o Departamento abra espaço para a tematização e aprofundamento dos seus princípios no processo de formação inicial dos seus graduandos.

4.0- Área de Cobertura do Projeto:
 Território do Sertão do São Francisco e Municípios que estão ligados ao Vale do São Francisco e do Semiárido baiano.

4.1- População – alvo:
Professores, Educadores dos Movimentos Sociais e Técnicos Educacionais ligados às Secretarias Municipais de Educação e às organizações não-governamentais presentes na Região Território do Sertão do São Francisco e nos municípios que estão ligados ao Vale do São Francisco; e do Semiárido baiano.

4.2- Período de Implementação:
Do semestre letivo de 2010.01 ao semestre Letivo 2012.02.
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5.0- Metodologia
O Desenvolvimento do projeto dar-se-á a partir da mobilização e divulgação do projeto junto à comunidade acadêmica, aos movimentos sociais e organizações governamentais e não-governamentais em geral. Para tanto, utilizar-se-á dos meios eletrônicos disponíveis (listas de discussão, sites da UNEB, emissão de release para imprensa local e regional), metodologia já utilizada pelo projeto (cartazes e promoção de reuniões e participação em eventos e seminários sobre a temática), realização de grupos de momentos de estudo e fundamentação teórica a partir dos referenciais apropriados à temática do projeto, além da realização de reuniões para apresentação e discussão da proposta do curso.

5.1- Número de Monitores solicitados:

01 Monitor/a, que deverá apoiar as ações do projeto, tanto no desenvolvimento quanto no seu aperfeiçoamento enquanto estudante do campus III, participando ativamente das iniciativas e das ações do NEPEC e outras relacionadas à Educação Contextualizada para a Convivência com o semiárido brasileiro.

5.2 Bibliografia

GOMES FILHO, José Farias: Crianças e Adolescentes no Semiárido Brasileiro, 2003/ José Farias Gomes Filho. – Recife: Unicef, 2003. 80
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. – Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
RESAB. Projeto Unicef – IRPAA – RESAB, 2003
______. Reflexões teórico-práticos da Educação para a Convivência com o Semiárido Brasileiro. Bahia: Juazeiro: Gráfica e Editora Franciscana, 2004.
______. Planejamento estratégico da RESAB. Juazeiro – Bahia: Secretaria Executiva da RESAB (Sistematizado por Roberto Marinho), 2007. 




Coordenadores:

Professor Edmerson dos Santos Reis
Professora Francisca de Assis Sá

Professora Luzineide Dourado Carvalho

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