UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS
HUMANAS - CAMPUS III – JUAZEIRO - BA
NÚCLEO DE PESQUISA E
EXTENSÃO - NUPE
PROJETO DE
EXTENSÃO
Reflexão dos Referenciais Teórico-Práticos da Educação Contextualizada nos Campi da UNEB do Semiárido
Baiano
Ação
Acompanhamento do
Curso de Especialização em Educação Contextualizada na perspectiva da
Convivência com o Semiárido Brasileiro e promoção de ações voltas para a
Educação Contextualizada
Conhecendo o Projeto Reflexões
1-
Descrição sumária do projeto
O
presente projeto vem sendo desenvolvido desde o ano de 2005, constituindo-se
assim numa ação permanente de extensão da Universidade do Estado da Bahia –
UNEB, realizada meio do Departamento de Ciências Humanas – DCH-III, buscando
promover a reflexão acerca da construção de Políticas Públicas educacionais
apropriadas para o Semiárido a partir da proposta de Educação Contextualizada para
a Convivência, contribuindo dessa forma para a consolidação de um projeto de
desenvolvimento sustentável dessa região que se funde na a mobilização e
integração da Sociedade Civil e Poder Público com vistas à sua concretização.
Nessa
nova etapa, e no caso específico dessa proposição, busca-se a sensibilização e
o envolvimento de alunos, professores, técnicos educacionais, movimentos
sociais, organizações não-governamentais localizados na área de abrangência do
projeto na luta pela construção de políticas publicas educacionais em todos os
níveis da educação, tendo como ponto de partida a contextualização do ensino e
a qualidade da educação pública oferecida nessa região, principalmente no que
se refere à Educação do Campo. Sendo assim, daremos continuidade às ações
voltadas para o acompanhamento do Curso de Especialização em Educação
Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro, bem como ao
desenvolvimento de ações voltadas para a Educação Contextualizada (seminários e
publicações).
2.0-
Objetivos
2.1-
Objetivo Geral:
Implementar ações
voltadas para o fortalecimento da Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro no
âmbito do Departamento de Ciências Humanas – DCH-III da Universidade do Estado
da Bahia – UNEB, em parceria com Organizações Não-Governamentais, Movimento
Sociais do Território do Sertão São Francisco e Vale do São Francisco e
semiárido baiano.
2.2- Objetivo/Resultados Específicos:
2.2.1- Objetivo/Resultados Específicos
1 para o Semestre 2012.1
Promover
reflexões sobre os referenciais teóricos práticos Educação do Campo e para
Convivência com o Semiárido Brasileiro, construídos a partir do acúmulo dos
movimentos sociais e das organizações da Sociedade Civil, do DCH-III/UNEB e
demais órgão públicos que estão ligados às problemáticas do campo e do Semiárido que dizem respeito à educação,
às tecnologias de convivência e a um projeto de desenvolvimento sustentável
para esta esta região.
Realização
de um seminário interdepartamental sobre Educação contextualizada para a
Convivência com o Semiárido Brasieliro em sua interface dom a Educação do
Campo;
Acompanhar
e fortalecer as atividades desenvolvidas pelo Curso de Especialização em
Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro;
Fortalecer iniciativas que apontem para a construção de uma
proposta de curso de pós-graduação strictu sensu em Educação Contextualizada;
Apoiar as
ações do NEPEC-SAB (Núcleo de Estudos, pesquisas e Extensão em Educação
Contextualizada para aConvivência com o Semiárido Brasileiro.
3.0- Justificativa do Projeto de
Extensão
Depois de uma vivência de 03 anos em que o Departamento de
Ciências Humanas – DCH-III/UNEB ofereceu em parceria com diversas organizações
não Governamentais e a com a Rede de Educação do Semiárido Brasileiro o Curso
de Aperfeiçoamento em Educação, Desenvolvimento
e Convivência com o Semiárido Brasileiro, fica mais que evidenciada a
necessidade de construção de uma proposta de Curso de Especialização em Educação
Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro, região onde ainda
prevalecem os piores indicadores educacionais, apesar da presença de inciativas
pontuiais e inovadoras de educação contextualizadas, o que torna-se um desafio
para, a partir da reflexões destas, constituirmos os elementos fundamentais que
possam contribuir decisivamente para o aperfeiçoarmos das políticas públicas de
educação voltadas para esse setor.
Esta prioridade expressa o elemento central do projeto e
busca através do DCH-III/UNEB contribuir diretamente para através da proposição
de ações efetivas responder aos seguintes problemas identificados na análise da
realidade do Semiárido Brasileiro:
·
Políticas públicas descontextualizadas que
desconsideram a realidade e as potencialidades regionais;
·
Políticas Públicas fragmentadas, temporárias e de
caráter assistencialista que não levam em conta a intersetorialidade nas ações;
·
Política de Mercado que não leva em consideração os
interesses das comunidades locais, dos territórios, construídas de fora pra
dentro, provocando a expropriação dos saberes e conhecimentos dos pequenos
agricultores, produtores, comunidades tradicionais, pescadores que passam a
servir de mão de obra barata para os grandes projetos;
·
Desconhecimento da realidade por parte da população
como obstáculo para a convivência e a transformação social;
·
Dicotomia entre os saberes locais e científicos
(memória, tradição) tratados na relação escola-comunidade;
·
Políticas educacionais que fortalecem as imagens
negativas (estereótipos) do Semiárido, a negação do local, das gentes e
promotoras do fatalismo;
·
As escolas como espaços de reprodução desse quadro
pelo desconhecimento e enclausuramento em si mesma, desconsiderando a riqueza
da relação com a comunidade;
·
Descontextualização dos processos de formação
inicial e continuada dos educadores do campo.
·
Projetos e programas educacionais avaliados de
forma exitosa, mas que não se transformam em políticas públicas.
Sendo assim, uma vez que a UNEB através
do Departamento de Ciências Humanas – DCH-III/UNEB como parte da RESAB, e tendo
composto inclusive, a sua Secretaria Executiva Nacional, representando-a em
diversos espaços da articulação e proposição das políticas públicas
educacionais;
Uma vez que o DCH-III/UNEB esteve e
está presente em todos os eventos promovidos pela RESAB e pelo Fórum Estadual
de Educação do Campo da Bahia (FEEC-BA);
Uma vez que a UNEB enquanto
universidade pública e o DCH-III como espaço de formação de educadores e
educadoras foi a primeira agência formadora a iniciar e problematizar estas
questões, com a promoção do I Seminário Regional – Educação e Contexto do Semiárido
Brasileiro que aconteceu em 2000 e que a partir daí surge a Rede de Educação do
Semiárido Brasileiro (RESAB);
Uma vez que foi a UNEB/DCH-III, através
deste Projeto de Extensão que concebeu e promoveu, em parceria com a RESAB, o I
Seminário Estadual – O Semiárido na pauta das Universidades Púbicas, evento que
vem acontecendo em outros estados com o mesmo formato do que aqui foi realizado
nos dias 17 e 18 de novembro de 2006,
e que a partir dessa provocação outros estados realizaram eventos similares e
constituíram iniciativas inovadoras de Educação Contextualizada e
sensibilizaram as fundações de amparo a pesquisa a apoiarem editais específicos
voltados para as problemáticas do Semiárido, como foi o caso da Fundação de
Amparo à Pesquisa da Bahia - FAPESB;
Uma vez que este projeto conseguiu se
firmar e sensibilizar outros professores dos campi da UNEB, e de outras
universidades públicas do Semiárido Baiano extrapolando as dimensões da escola
e dos saberes nela trabalhados como algo suficiente em si para a construção de um
novo projeto de desenvolvimento do Semiárido, onde a convivência passa a ser o
elemento fundante de toda ação educativa.
Uma vez que dos 415 municípios do
estado da Bahia, 265 (63,9%) estão localizados nessa região e que dos 24 campi
da UNEB, 16 (66.66%) estão distribuídos no Semiárido Baiano e, por ser o
DCH-III pioneiro nestas ações, propomos uma atividade diferenciada, que é a
construção de um Curso de Especialização em Educação do Campo na perspectiva da
Convivência com o Semiárido Brasileiro que contribua diretamente com à
disseminação dos referenciais teórico-práticos da Educação do Campo e da
Convivência com o semiárido, como instrumento formativo de novos educadores
sociais e novos atores sensibilizados e comprometidos com esta discussão, para
que estes estejam reeditando por dentro dos sistemas públicos de ensino a
necessidade da construção de políticas públicas educacionais autóctones para
essa região, onde este departamento passa a exercer uma referência no que diz
respeito às questões da Educação do Campo contextualizada e fundamento de um
outro projeto de desenvolvimento do Semiárido Brasileiro.
Uma vez que a
maior justificativa deste projeto é a própria contribuição do DCH III à RESAB,
exemplo disso foi ter sediando o escritório da Secretaria Executiva até o
semestre 2005.1, garantindo horas no PIT dos professores envolvidos no Projeto
e nas ações da Rede, tendo professores que contribuíram diretamente na elaboração
dos seus referenciais téóricos, na construção do Livro Didático – Conhecendo o Semiárido,
inclusive compondo o Conselho Editorial do Caderno Multidisciplinar – Educação
e Contexto do Semiárido Brasileiro e do Conselho Editorial Instituto do Semiárido
Brasileiro (INSA) para publicações em Educação Contextualizada.
Uma vez que a
intenção é a provocar os poderes públicos para que as políticas públicas educacionais tenham como referência a convivência
com o Semiárido Brasileiro e o fortalecimento de um projeto de desenvolvimento
humano e sustentável dessa região, aposta-se no processo de mobilização
como fundante para a formulação de políticas públicas que resultem na
(re)qualificação dos processos de formação de professores (inicial e
continuada) e na produção e adoção de material didático e de propostas
político-pedagógicas locais contextualizadas, com o que o curso
contribuirá como mais uma importante
iniciativa rumo à consolidação desse processo.
Portanto, o presente projeto
constitui-se como uma oportunidade de envolvimento dos docentes e discentes dos
Cursos de Pedagogia e de Comunicação Social para que esses se apropriem da Proposta
de Educação do Campo na perspectiva da Convivência com o Semiárido Brasileiro
assim como, para que o Departamento abra espaço para a tematização e
aprofundamento dos seus princípios no processo de formação inicial dos seus
graduandos.
4.0-
Área de Cobertura do Projeto:
Território do Sertão
do São Francisco e Municípios que estão ligados ao Vale do São Francisco e do Semiárido
baiano.
4.1-
População – alvo:
Professores, Educadores
dos Movimentos Sociais e Técnicos Educacionais ligados às Secretarias
Municipais de Educação e às organizações não-governamentais presentes na Região
Território do Sertão do São Francisco e nos municípios que estão ligados ao
Vale do São Francisco; e do Semiárido baiano.
4.2-
Período de Implementação:
Do semestre letivo de 2010.01 ao
semestre Letivo 2012.02.
5.0-
Metodologia
O
Desenvolvimento do projeto dar-se-á a partir da mobilização e divulgação do
projeto junto à comunidade acadêmica, aos movimentos sociais e organizações
governamentais e não-governamentais em geral. Para tanto, utilizar-se-á dos
meios eletrônicos disponíveis (listas de discussão, sites da UNEB, emissão de
release para imprensa local e regional), metodologia já utilizada pelo projeto (cartazes
e promoção de reuniões e participação em eventos e seminários sobre a temática),
realização de grupos de momentos de estudo e fundamentação teórica a partir dos
referenciais apropriados à temática do projeto, além da realização de reuniões
para apresentação e discussão da proposta do curso.
5.1- Número de Monitores solicitados:
01 Monitor/a, que deverá apoiar as
ações do projeto, tanto no desenvolvimento quanto no seu aperfeiçoamento
enquanto estudante do campus III, participando ativamente das iniciativas e das
ações do NEPEC e outras relacionadas à Educação Contextualizada para a
Convivência com o semiárido brasileiro.
5.2 Bibliografia
GOMES FILHO, José Farias: Crianças e Adolescentes no Semiárido Brasileiro, 2003/ José Farias
Gomes Filho. – Recife: Unicef, 2003. 80
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às
teorias do currículo. – Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
RESAB. Projeto Unicef – IRPAA – RESAB, 2003
______. Reflexões teórico-práticos da Educação para a Convivência com o Semiárido
Brasileiro. Bahia: Juazeiro: Gráfica e Editora Franciscana, 2004.
______. Planejamento estratégico da RESAB. Juazeiro – Bahia: Secretaria
Executiva da RESAB (Sistematizado por Roberto Marinho), 2007.
Coordenadores:
Professor Edmerson dos Santos Reis
Professora Francisca de Assis Sá
Professora Luzineide Dourado Carvalho
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