terça-feira, 13 de março de 2012

Educação do Campo: uma relação entre escola e meio

Por Lorena Santiago


“Educação do Campo: escola, currículo e contexto” é um livro que amplia o debate em torno da relação entre a escola e o meio em que ela se encontra. Trazendo a história da Questão Agrária no Brasil e a trajetória da Educação Escolar das pessoas que vivem no campo, desfavorecidas por um projeto educacional capitalista e urbanocêntrico que beneficia as elites que enriqueceram com a exploração do campo, ponto identificado nos trechos da publicação em vários momentos históricos.
O autor da obra Edmerson dos Santos Reis, Doutor em Educação, militante e pesquisador da Educação do Campo aponta as raízes da descontextualização da Educação no Campo Brasileiro e a exclusão dos sujeitos ao direito de uma educação escolar contextualizada com o seu meio de vivencia. Mostra também, a luta dos camponeses pela terra como fonte de vida, em contramão ao latifúndio que ver a terra  somente para fins lucrativos.
O texto propõe uma reflexão sobre a trajetória da Educação no Semiárido Brasileiro que sempre foi estigmatizado pelas demais regiões do país como a região da inviabilidade, desconsiderando todas as suas potencialidades e a sua gente, e sobre a construção de um novo currículo escolar para os estudantes dessas localidades, que paute-se pelo desenvolvimento de atitudes voltadas à construção de um projeto de desenvolvimento de nação, sustentável, solidário e integrado, que tenha nos povos e no campo uma possibilidade de inclusão e de correção das desiguldades construídas historicamente. Nessa perspectiva, o currículo e a escola estarão sim, estabelecendo uma ligação entre escola, comunidade e meio.
Os interessados em adquirir o livro devem entrar em contato com a Associação de Desenvolvimento e Ação Comunitária (ADAC) pelo:
Valor: R$20,00
Depósito no Banco Itaú – Ag: 1007 C/C: 25857-5
Enviar comprovante de depósito com endereço para o e-mail acima.
Contatos ADAC: (74) 3613-3083



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